domingo, 4 de setembro de 2011

Atividade de avaliação


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que a política não é restrita aos políticos profissionais, mas é estendida a todos os cidadãos;

  • Identificar situações e fatos em que a política esteja presente em seu cotidiano;

  • Diferenciar o sentido pejorativo da palavra política do seu real significado;

  • Reconhecer que a política não é um direito, mas sim um dever de todos.


Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) aulas de 60 minutos cada.



Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmatecomo:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula
Estratégias e recursos da aula
Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.
computador projeto uca aberto computador projeto uca
         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Esta aula está dividida em cinco (5) momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética , Alfabetização, Pluralidade Cultural (organização política e pluralidade, cidadania: diferenças e desigualdades). Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
Após essa aula, o aluno poderá compreender que é um cidadão da cidade em que vive e tem por obrigação zelar por ela e por seus habitantes.
“O homem é um animal político” (Aristóteles)
1° Momento:  aproximadamente 60 min.
CONTEXTUALIZANDO O CONCEITO DE POLÍTICA.
O termo política é derivado do grego antigo politeía, que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou Cidade-Estado. É conhecida como a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados.       
Conceito extraído do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica.
Professor, a partir do conceito do sítio acima, reflita com seus alunos sobre “política”. Busque levá-los a entender que a política não é restrita aos políticos profissionais, mas é estendida a todos os cidadãos do Estado. Também que, comoestamos em um Estado e somos administrados por alguém ou administramos alguma coisa, somos politicos.  E que ao contrário do que muitos pensam, não é preciso fazer curso ou estudar manuais, pois, a política está em nosso dia-a-dia. Questione-os e faça relação com fatos de sua cidade ou mesmo da escola para que eles compreendam.
como fazer politica
Professor, faça uma sondagem para verificar se os alunos compreenderam o que foi debatido. Veja a sugestão de registro a seguir:
verificando nosso conhecimento
2º Momento: aproximadamente 60 min.
PARA SER UM POLÍTICO É PRECISO ESTUDAR?
Professor, explique para seus alunos que a constituição brasileira exige que, para se candidatar a um cargo público, de vereador, à presidente da República ou para qualquer outro cargo político (deputado, senador e outros), o candidato deve ser no mínimo alfabetizado. Reflita com eles:
- Mas somente ser alfabetizado é suficiente para que o governante governe bem? Convide seus alunos a assistirem ao vídeo abaixo e posteriormente responder a essa pergunta.
desenho - pipoca e política

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=w-pIeW1xYSk
Professor, esse é um momento oportuno para desencadear um debate. Para nortear a discussão, utilize as seguintes perguntas:
1) É possível uma criança ser presidente de uma república? Por quê?     
2) É possível alguém que não sabe ler e escrever ser presidente, governador ou prefeito?   
3)  Governar é uma grande e séria responsabilidade ou o governante pode ser divertido e “levar tudo na brincadeira”? Explique.
Atividades de casa

3º Momento: aproximadamente 60 min.
A politica em nosso cotidiano.
Geralmente quando pensamos em política, logo vêm em nossa mente homens de terno, mulheres com roupa social, gabinetes de vereadores, prefeitos, presidente e outros.
lula e dilma
Contudo, são pessoas comuns que exercem diariamente a política. Inclusive, as crianças também podem exercer seu direito de escolher algumas coisas.
Professor, lembre-os que na escola os alunos também escolhem algumas coisas, inclusive votam para escolher o diretor da escola. Em algumas escolas, existe até o “ajudante do dia”, escolhido pela professora ou alunos para auxiliá-la quando necessário.
Mobilize a sala para uma eleição. A sugestão é para o “ajudante do dia”, contudo, se já houver tal função dentro da sala, a eleição pode ser para “representante da sala”. Para criar um clima favorável, apresente fotos de urnas eletrônicas para os alunos saberem como são realizadas as eleições nos dia de hoje. Construa com eles, uma urna tradicional feita de papelão. Enfeite a urna para que ela fique o mais atrativa possível.
Formule com eles um plano de governo e permita que os candidatos apresentem suas propostas, deixando que a eleição seja na aula seguinte.

consulta eleitoral
 Imagem disponível em: http://www.vereadorarmando.com.br/noticia90.htm - Consulta realizada em 08/08/2011                                  
                                                                                                                                                                                                                                                      urna

Imagem disponível em: http://www.tre-df.gov.br/eleitordofuturo/Imagens/Fotos/urna/pages/1.htm- Consulta realizada em 08/08/2011
urna

4º momento: aproximadamente 60 min.
O QUE PENSAMOS SOBRE OS POLITICOS.
Professor, as atividades anteriores foram para demonstrar a importância da política em nossa vida e para conscientizar os alunos que todos são políticos, sabendo ou não, querendo ou não. Eles também precisam saber que existem políticos descompromissados, desrespeitosos para com a sociedade e isso prejudica todas as pessoas. Muitos já não acreditam mais nos políticos.
- Para discutir o tema com os alunos utilize as imagens a seguir, elas nos oferecem uma leitura critica e possibilita um bom debate com os alunos. Utilize um projetor multimídia.
caveira
Imagem disponível em: http://lekkerding.com.br/tag/politica-2/ - Consulta realizada em 08/08/2011
Por vezes, quando se quer ofender alguém, falando que a pessoa é mentirosa ou que não quer trabalhar, chama-a de político.
ja trabalhei demais

Apesar de existir esse tipo de político, é importante que os alunos saibam que a política é séria e de extrema importância para a vida de todos. Por isso, direcione o debate para que eles também façam esta leitura.
5º momento: aproximadamente 60 min.
TRABALHANDO EM GRUPO: ENTREVISTANDO ALGUNS POLÍTICOS DA ESCOLA.
Alunos UCA - grupo
Professor, o último momento desta aula será destinado a um trabalho em grupos. Durante a aula ficou claro que a política não é privilégio dos políticos profissionais, mas de todos, inclusive das crianças. Vimos que a política é a arte de administrar. Assim, na própria escola que estudamos possui políticos, os diretores, uma vez que devem por função administrar a escola. Também, a escola possui os eleitores, pois, como vimos no decorrer desta aula (ver foto do 3º momento desta aula), em algumas escolas, os alunos maiores possuem o direito de votar e escolher os diretores.
Proponha uma atividade em grupos, que será uma entrevista com membros da direção da escola.
  • Organize-os em grupos de no máximo 05 alunos.
  • Eles poderão escolher para entrevistar: diretor, vice-diretor e assessores (em algumas escolas, chamados de inspetores).
  • Cada grupo fará ao entrevistado escolhido, cinco perguntas sobre a gestão (coordenação) da escola.
  • As perguntas são livres, ou seja, a escolha do grupo.
- A entrevista deverá ser fotografada e filmada por um dos alunos do grupo, utilizando seu laptop UCA. Para fotografar e/ou filmar: clique em câmera na área de trabalho. Segue algumas sugestões de perguntas:
1) Quais são as maiores dificuldades enfrentadas por sua gestão?
2) Quais as maiores facilidades vivenciadas por sua gestão?
3) Já passaram por algum desafio ou mesmo uma situação desagradável com a família de algum aluno?
4) Quais as principais melhorias obtidas para a escola desde o início de sua gestão?
5) Você é formado em administração ou fez algum curso que o qualificasse para administrar a escola? Dentre outras inúmeras perguntas que o grupo poderá formular.





















Recursos Complementares

Avaliação
Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam que a temática da política não é muito simples, mas totalmente possível de ser praticada, pois, como dizia o filósofo antigo Aristóteles: “o homem é um animal político”. Ao término da aula, o aluno deve reconhecer que, a política não é restrita aos políticos profissionais, pois ela está presente em nosso cotidiano, por isso as crianças também devem aprender sobre política, pois, todas as decisões que envolvem sua vida, dependem da política, inclusive na escola em que estudam.

Um comentário: