segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA

CONTEÚDO: a escola

OBJETIVO: Identificar as diferenças existentes entre as escolas de antigamente e de hoje.

DURAÇÃO: Uma aula

PÚBLICO: 3º ANO

MÉTODOLOGIA:   

1º momento:

 Expor algumas imagens de diferentes escolas e indagar aos alunos: Como era a escola da avó e do avô de vocês? Pedir que os alunos descrevam as diferenças entre as escolas de antigamente e as atuais, citando 3 semelhanças e 3 diferenças entre as escolas que eles visualizaram.

2º momento:
Depois descrever para os alunos algumas diferenças encontradas nas escolas, como: a separação entre meninas e meninos, as tarefas decoradas pelos alunos, pois eram “tomados” pelos professores, os vendedores de doces e pipocas na frente da escola, meninas usavam saia como uniforme, etc.

3º momento:
Solicitar que os alunos pesquisem com funcionários da escola como era sua vida escolar quando crianças. Anotar e produzir um desenho em cartolina para expor na sala de aula.

4º momento:
Verificar as condições previa pedindo aos alunos que eles escrevam o que significa para eles irem à escola, em uma narrativa de no mínino um parágrafo e cada um fará a leitura em voz alta para toda turma. Em seguida, em grupo, eles devem destacar as algumas mudanças que ocorreram entre a sua escola e a de alguém que ele entrevistou e produzir um quadro comparativo com desenho ou figuras e as mudanças para expor na sala de aula, afixando no mural de trabalhos desenvolvidos.

AVALIAÇÃO: Será processual e contínua, a participação nas atividades propostas, oral, entrevista, bem como as produções escritas.

Um comentário:

  1. Aula bem interessante (com o uso não explicitado da oralidade).
    Não entendi porque a aula anterior sobre o surgimento da escola. O planejamento não é justamente sobre isso?
    No 4º momento poderias pensar em uma dinâmica mais interessante para a finalização. Uma exposição, uma revista com entrevistas...

    ResponderExcluir