segunda-feira, 28 de novembro de 2011

RELATÓRIO

 Apresentação: Este trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado em uma escola municipal, localizada em Casa Amarela, bairro do Recife. Tal vivência faz parte de uma reflexão teórica metodológica estudada e discutida na disciplina de Metodologia do Ensino de História II, ministrada pelo Professor Dr. Ricardo de Aguiar Pacheco.
  O que foi proposto após o estudo na disciplina foi a elaboração de um plano de aula e sua aplicação. No caso deste trabalho, o relato de experiência trata-se de um plano de aula, cujo tema é a escola e tem como metodologia a Educação Patrimonial. A aula teve a duração de 4 horas e foi aplicada com uma turma do 3° ano do ciclo I e teve como objetivo identificar as diferenças existentes entre a escola de antigamente e a de hoje.
Métodos e Técnicas: O início da aula se deu com a apresentação de algumas imagens de diferentes escolas, e oralmente os alunos foram incitados a falar sobre como era a escola dos avós deles e em seguida, foi solicitado que os alunos observassem atentamente as imagens e depois respondessem oralmente três semelhanças e três diferenças que eles identificaram através das imagens.
 Após a colocação da maioria dos alunos para falar sobre as semelhanças e diferenças das escolas, descrevi oralmente para eles as diferenças que existiam na escola como: separação entre meninos e meninas nas salas, a rigidez dos professores que usavam a palmatória, colocavam os alunos de castigo sobre caroços de feijão, o quadro que era negro, o uniforme, os livros, etc.
Em seguida, os alunos foram orientados para fazer uma pequena entrevista com algum funcionário da escola sobre como era a vida deles na escola quando crianças e após a entrevista os alunos tiveram que produzir em forma de cartaz o resultado da entrevista e expor para seus colegas de classe.
 Após a apresentação de todos a cada aluno foi solicitado que escrevessem uma narrativa de no mínimo 1 e no máximo 3 parágrafos o que significava para eles irem a escola, cada aluno fez a produção e a leitura em voz alta. Por fim, em grupo os alunos produziram um quadro comparativo sobre a escola de antigamente ( de alguém que ele entrevistou) e a de hoje  e fixou no mural de trabalhos desenvolvidos.
Resultados: Motivados pelas imagens, no primeiro momento da aula, os alunos ficaram bastante interessados sobre o que seria a aula e na hora de se colocarem para falar sobre a escola dos avôs houve uma participação massiça.
 Na atividade de identificação das semelhanças e diferenças a maior parte dos alunos responderam, sendo que as respostas foram muito repetitivas. Mas após a minha descrição sobre as diferenças  que existiam na escola, muitos se colocaram para falar sobre.
  As entrevistas foram poucos os alunos que realizaram, muitos com vergonha fizeram copias da entrevista dos colegas, mas todos produziram o cartaz e apresentaram havendo novamente muita repetição de trabalho.
 Na narrativa alguns alunos apresentaram dificuldades para escrever, mas foram incitados a produzirem mesmo assim e depois oralmente responder a questão. Já na produção do quadro houve algumas  dificuldades em relação a dinâmica de grupo.
Discussão: Este plano de aula teve com tema a escola, porque jugo como um tema próximo ao contexto social do educando e conforme, propõe os PCN’s o ensino de história na educação básica deve parti de temas e objetos próximos ao contexto social do educando, relacionando-o a outros tempos e espaços. Por isso, houve um reconhecimento e participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
 Quanto a metodologia Educação Patrimonial segundo Horta(1999)                “ trata-se de um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no patrimônio como fonte primária de conhecimento individual e coletivo”, no qual os alunos ser apropriam e valorizam sua herança cultural, que é um bem coletivo, mas que precisa da preservação e valorização de cada um, dessa forma,  capacita os alunos para um melhor uso  desse bem, e propicia a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural.

Um comentário:

  1. Excelente relatório,
    Apresenta a atividade, mas não realiza a discussão com a bibliografia estudada.

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