domingo, 4 de setembro de 2011

Identificação de marcadores temporais

Objetivo
- Reconhecer diferentes maneiras possíveis de periodizar a História.

Material necessário
Textos:
Justiniano, o Imperador Teórico, do livro A Caminho da Idade Média (Waldir Freitas Oliveira, 80 págs., Ed. Brasiliense, tel. 11/3087-0000, 19 reais)
O Problema dos Pobres no Século XVI, do livro As Revoluções Burguesas (Paulo Miceli, 108 págs., Ed. Atual, tel. 0800-011-7875, 28,90 reais).

Flexibilização
O ideal é sempre ter um intérprete de Libras em sala para que ele fale com o aluno sobre a noção de tempo. Se o aluno for capaz de fazer a leitura orofacial, faça com que ele sente-se na frente para ver o que você fala. Amplie as cópias do texto e fixe nas paredes da sala para que fiquem visíveis para todos. O trabalho em duplas também ajuda o aluno surdo. Outra sugestão importante é fazer as marcações de elementos diferentes do texto com cores diferentes. Isso ajuda na memorização dos conteúdos pela criança.

Desenvolvimento
1ª etapa
Realize uma leitura compartilhada do primeiro texto. Para facilitar o trabalho, divida-o em capítulos. Depois, organize a turma em duplas e entregue para cada uma cópia do trecho entre as páginas 28 e 29 ("Seguiu a expedição para o norte (...)" até "(...) recebido de Bizâncio os reforços necessários.") e peça que encontrem e destaquem marcadores temporais como "depois de", "antes de", "durante", "enquanto isso" e outros que também representem as ideias de sucessão, duração e simultaneidade.
Faça o mesmo trabalho com o segundo texto. Por fim, solicite que os estudantes analisem as diferenças entre os marcadores usados em cada um. O objetivo é que eles notem que o primeiro apresenta uma sucessão de eventos, enquanto o segundo remete à ideia de simultaneidade, relacionando eventos distintos, mas que ocorreram no mesmo período.

Avaliação
Observe se os alunos identificam os marcadores temporais e se conseguem definir se os textos tratam de fatos históricos simultâneos ou se prevalece a ideia de sucessão e linearidade.
Consultoria: Jaime Baratz
Mestre em Educação e docente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

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